quinta-feira, 23 de junho de 2016

Formato da Terra, vamos argumentar!

Olá caro leitores, 

algumas postagens aqui blog são mais acessadas do que outras, mas com certeza nada supera a postagem Qual a "distância" da Linha do Horizonte?  (Clique e conheça mais!)

Nessa postagem tivemos a "ousadia" de supor que a Terra era redonda, o fato é que existem pontos de vista distintos como você pode conferir nos comentários da postagem.

Após algumas mensagens de vocês leitores (agradeço o apoio e motivação!) decidi expor aqui o ponto de vista do blog sobre o formato da Terra.


A TERRA NÃO É PLANA!!!

MAS TAMBÉM NÃO É ESFÉRICA...

E agora? Tudo que fazemos através da hipótese de que a terra é redonda está errado?
Não! Em uma postagem futura falarei um pouco mais sobre o formato da Terra e Topologia (não se preocupe, vai ser bem esclarecedor!).

Ao preparar essa postagem me deparei com o vídeo do canal do Youtube Nerdologia. Acompanho esse canal a bastante tempo e as postagens ali contidas são bem preparadas e bem produzidas (recomendo a visita!). Bem, hoje o Átila Iamarino tratou sobre esse assunto em um dos seus vídeos.

Vou deixar vocês com esse excelente vídeo, mas em breve teremos uma postagem apresentando o lado matemático desse assunto.





Antecipando um pouco o conteúdo da próxima postagem e fornecendo uma resposta parcial para as distâncias na linha do horizonte terem comprimentos distintos em diferentes partes do mundo:

Para efeitos didáticos, na postagem Qual a "distância" da Linha do Horizonte?, assumimos que a Terra era completamente esférica e obtivemos nesse caso uma distância média da linha do horizonte, mas na prática essa distância pode variar, mas isso não implica que a NASA está conspirando contra nós, mas que não podemos confiar apenas em nossa intuição, todavia devemos nos apoiar em fatos comprovados através do métodos científicos existentes.

Até a próxima!








3 comentários:

Você pode inserir suas fórmulas e equações no formato $\LaTeX$ nos comentários, basta escrevê-lo entre os símbolos $ \$ \ldots \$ $. Por exemplo, se você deseja escrever a seguinte fórmula:

$\lim_{x\to\infty}f(x)=0$

basta digitar a seguinte fórmula:

$ \$ $ \lim_{x\to\infty}f(x)=0 $ \$ $
(Um exemplo mais simples: $x^2=a$ é escrito como \$ x^2=a \$).

Agora é com você, comente à vontade, seu comentário é uma ferramenta fundamental para o crescimento do Giga Matemática!!!