terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novidade no Giga Matemática

Tem novidade no Giga Matemática, agradeço ao Kléber do blog O Baricentro da Mente pelas dicas.

O Giga Matemática possui uma uma página especifica onde você poderá clicar e acessar rapidamente tudo o que já foi publicado aqui, basta clicar abaixo do Banner do blog em "Arquivo GM"
Ali você encontra a lista de todas as postagens por ordem de publicação!


Outra novidade é em relação à formatação das equações do blog. Logo no início o Giga Matemática utilizava um plugin do Mozilla, o greasy monkey, com o tempo percebi alguns problemas:
  • A formatação não é muito fiel à formatação do $\LaTeX$;
  • Os comentários não poderiam ser feitos utilizando o plugin;
  • Alguns usuários não visualizavam as fórmulas devido ao navegador utilizado;
  • O autor deste blog ficava preso à somente utilizar o Mozilla para publicar as postagens.
Mas agora isso tudo acabou, o blog passa a utilizar uma scrit incorporado ao html do blog, trata-se do Mathjax. Agora, os leitores poderão escrever fórmulas nos comentários, para isso basta seguir os seguintes passos:
  1. Escreva sua fórmula no formato $\LaTeX$ entre os símbolos \$ FÓRMULA \$;
  2. Por exemplo, se você quiser escrever a fórmula $e^{i\pi}+1=0$, basta escrever o seguinte texto: \$ e^{i\pi}+1=0\$.
Veja aqui a primeira publicação do Giga Matemática utilizando este recurso:

Com isso os leitores poderão comentar utilizando fórmulas, visualizar o blog em qualquer navegador, até mesmo no celular e irá usufruir de uma bonita formatação!!!

O Giga Matemática se constrói com sua sugestão e seus comentários, não deixe de enviar sua sugestão, basta clicar na Aba Contato abaixo do Banner.

Até mais !

6 comentários:

  1. Diego, aqui no trabalho utilizo 2 computadores diferente, mas ambos com Mozila. Neste que estou agora, as sintaxes Latex acima não rendenizaram. Já atualizei a página e não resolveu. Daqui a pouco tento entrar no outro computador e deixo um recado aqui. Se quiser, pode deletar este comentário.
    Até +

    ResponderExcluir
  2. Bem, neste outro computador que estou, parece que está tudo normal. Só uma dúvida: o script instalado não é do Mathjax? Pois na postagem acima você disse que é do Codecogs... De qualquer forma, acho que o problema é do outro micro que estava usando.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Diego,
    Aqui do micro de casa também está ok.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kléber,

    1) Realmente o script usado é o Mathjax, obrigado pela leitura e já realizei as alterações necesárias.

    2) Assim como o Greasy Monkey, o Mathjax não é exibido em alguns computadores pelo fato do processador, provedor, internet lenta (discada), mas esses problemas são minimizados com o uso do Mathjax.

    Até mais !

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo ... Eu não sou bom em matemática, mas eu gostaria de aprender:)

    ResponderExcluir
  6. Diego,

    Possuo duas fórmulas de minha autoria: Fórmula Luderiana Racional para Extração de Raízes Cúbicas (extrai raiz de números complexos sem apelar para trigonometria) e Fórmula Luderiana Racional para Equação Cúbica (resolve inclusive a cúbica real - equação completa e não utiliza trigonometria). Como tenho encontrado grande resistência daqueles que deveriam estar me apoiando - peço seu apoio para ajudar nesta divulgação. As fórmulas estão no slideshare.

    Grato !

    ResponderExcluir

Você pode inserir suas fórmulas e equações no formato $\LaTeX$ nos comentários, basta escrevê-lo entre os símbolos $ \$ \ldots \$ $. Por exemplo, se você deseja escrever a seguinte fórmula:

$\lim_{x\to\infty}f(x)=0$

basta digitar a seguinte fórmula:

$ \$ $ \lim_{x\to\infty}f(x)=0 $ \$ $
(Um exemplo mais simples: $x^2=a$ é escrito como \$ x^2=a \$).

Agora é com você, comente à vontade, seu comentário é uma ferramenta fundamental para o crescimento do Giga Matemática!!!