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sábado, 31 de maio de 2014

Aritmética Modular + Solução do Desafio "Combinando Dígitos"

Olá pessoal, hoje apresentarei a solução do desafio proposto anteriormente aqui blog, quer tentar resolvê-lo antes de prosseguir essa postagem? então clique aqui! 

Antes de fornecer a resposta temos que lembrar o conceito de congruência modular.

Definição: Dado um inteiro positivo n, dois inteiros a e b são congruentes módulo n se a diferença a-b é um múltiplo de n, ou seja n|(a-b) (n divide a-b), representamos a congruência como abaixo:
a\equiv b\ (mod\ n)

Exemplos: 

a) 10\equiv 1\ (mod\ 3), pois 10-1=9 e 3|9.

b) Se n é ímpar, então n^2\equiv 1\ (mod\ 2).
De fato, n=2k+1, logo n^2=4k^2+2k+1, assim n^2-1=2(2k^2+k), portanto 2|(n^2-1).

Propriedades:

a) a\equiv a\ (mod\ n).
De fato, 
a-a=0\Rightarrow n|0.

b) Se a\equiv b\ (mod\ n), então b\equiv a\ (mod\ n).
Suponha que a\equiv b\ (mod\ n), assim
n|(a-b)\Rightarrow n|(b-a)
Logo b\equiv a\ (mod\ n).

c) Se a\equiv b\ (mod\ n)b\equiv c\ (mod\ n), então a\equiv c\ (mod\ n).
As duas primeiras hipóteses nos dizem que
n|(a-b)\quad\mbox{e}\quad n|(b-c).
Ora, se n divide dois números, então n divide a soma destes, assim
n|(a-b+b-c)\Rightarrow n|(a-c),
logo
a\equiv c\ (mod\ n).
 

d) Se a\equiv b\ (mod\ n)c\equiv d\ (mod\ n), então a\pm e\equiv b\pm d\ (mod\ n) e ac\equiv bd\ (mod\ n)
As duas primeiras hipóteses nos diz que
n|(a-b)\quad\mbox{e}\quad n|(c-d).
Se n divide dois números, então n divide a soma destes, assim
n|[(a-b)+(c-d)]\Rightarrow n|[(a+c)-(b+d)],
logo
a+c\equiv b+d\ (mod\ n).
Agora, devemos provar que n|(ac-bd), assim é fácil ver que n|c(a-b) e n|b(c-d), usando o resultado anterior, n divide a soma, logo
n|(ac-bc+bc-bd)\Rightarrow n|(ac-bd),
ou seja
ac\equiv bd\ (mod\ n).

Muitas problemas podem ser resolvidos usando congruência, em outros momentos irei explorar mais essa ferramenta aqui no blog, mas por enquanto vamos a solução do desafio.
O desafio era o seguinte:

Considere os 16 dígitos abaixo
2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8,9,9.
Eles podem ser combinados de modo a criar dois números A e B de 8 dígitos cada, de modo que B=2A?

Solução: Note inicialmente que todo número é congruente a soma de seus dígitos módulo 3.
De fato, seja podemos escrever um número em função de seus dígitos da seguinte forma:
n=a_0+a_1\cdot 10+a_2\cdot 10^2+\cdots+a_k\cdot 10^k,
onde 0\leq a_i\leq 9,\forall i\in\{0,\ldots,k\}.
Agora
n-(a_0+a_1+\cdots+a_k)=\sum_{i=0}^n a_i\cdot 10^i -\sum_{i=0}^n a_i.

Agrupando os termos temos
n-(a_0+a_1+\cdots+a_k)=3(3a_1+33a_2+\cdots+\underbrace{33\ldots 3}_{k\ \textrm{vezes}}).

Assim n|[n-(a_0+a_1+\cdots+a_k)], portanto
n\equiv (a_0+a_1+\cdots+a_k)\ (mod\ 3).


Suponha agora que existissem tais números no desafio proposto. 
Por um lado teríamos que
A+2B\equiv 2(2+\cdots+ 9)\ (mod\ 3),
ou seja
A+2B\equiv 88\ (mod\ 3),
mas 88\equiv 1\ (mod 3), logo
A+2B\equiv 1\ (mod 3).
Por outro lado, se B=2A, então A+B=3A e como 3|3A isso nos diz que
3A\equiv 0\ (mod\ 3).
 
Absurdo, pois ambas as congruências não podem ocorrer ao mesmo tempo, logo não é possível encontrar tais números.

Vou ficando por aqui, mas em breve mostrarei mais aplicações e questões utilizando congruência, até mais!

Um comentário:

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\lim_{x\to\infty}f(x)=0

basta digitar a seguinte fórmula:

\$ \lim_{x\to\infty}f(x)=0 \$
(Um exemplo mais simples: x^2=a é escrito como $ x^2=a $).

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