Processing math: 100%

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Introdução aos números Algébricos e Transcendentes




Mostramos em uma postagem anterior que o número [;e;] é irracional, mas existe um fato interessante quanto a esse número:



Dado [;n\in \mathbb{N};] temos que [;e^n;] continua sendo irracional. 

Mas por que isso ocorre? Teremos de mostrar isso para cada [;n\in\mathbb{N};]?

O número [;e;], assim como outros números que apresentaremos aqui são o que denominamos transcendentes. Um número é transcendente quando não é algébrico. Assim, temos a definição a seguir:

Definição: Um número real [;a;] é dito algébrico se é solução de alguma equação polinomial do tipo:

[;a_nx^n+a_{n-1}x^{n-1}+\cdots+a_1x+a_0=0;] ,

sendo que os coeficientes [;a_0,a_1,...,a_n;] são todos  inteiros e [;a_0\neq 0;]. Dizemos que um número [;a;] é trancendente quando não for algébrico.

Exemplos:  

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Porquê dos Complexos não ser um Corpo Ordenado

Quem é maior, 
1+2i ou 2+1 ?

Se você já se fez essa pergunta, com certeza se indagou motivo de não saber respondê-la, o motivo disso é o fato de que o corpo dos complexos não pode ser ordenado. Mas afinal, o que quer dizer um corpo ser "ordenado"? E por que os complexos não pode ser ordenado? Iremos responder essas perguntas ao decorrer desse artigo, por isso fique atento.

Definição: Um conjunto X diz-se ordenado quando está definida entre seus elementos uma relação de ordem, ou seja, uma relação binária x<y, com as seguintes propriedades:

  1. Dados x e y em X, temos que x<y, ou y<x, ou x=y, cada uma das possibilidades exclui as outras, denominamos isso de tricotomia.
  2. Se x<y e y<z , então x<z , denominamos isso de transitividade.
Olhando atentamente a definição acima vemos que podemos ordenar um conjunto qualquer de inúmeras formas.
Façamos o seguinte, vamos criar uma relação de ordem para o conjunto \mathbb{C}   dos complexos, chamaremos essa relação de "ordem do dicionário", definida da seguinte maneira:

Dados z=a+bi e w=c+di, temos que z<w quando a<c, ou seja, quando a parte real de z é menor que a de w, analogamente temos w<z quando c<a . Se tivermos a=c, utilizamos os valores da parte imaginária dos números complexos dados, assim z<w se b<d e w<z se d<b.