- Por que uma mesa com três pernas não balança?
E você, sabe por que uma mesa com três pernas é mais firme do que uma com quatro ou cinco?
A explicação para este fato é devido à Euclides, em seu livro OS Elementos ele enuncia o seguinte postulado (ou axioma):
"Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles."
Note que se tivéssemos os três pontos colineares existiria uma única reta passando por estes três pontos, então a não-colineariedade é uma condição necessária para a existência deste plano.
Assim, o ponto de apoio das três pernas determinam no espaço um único plano, ou seja, nossa mesa!
Agora, uma mesa de quatro pernas pode balançar, isso se deve ao fato de que os quatro pontos de apoio dessa mesa podem determinar no máximo quatro plano distintos, para formarmos um plano necessitamos apenas de três pontos não colineares, se termos mais uma opção teremos:
Número de Planos=
Ou seja, um número maior de pernas gera um número maior de planos, pois temos uma combinação desse número de pernas em um grupo de três.
Assim, é necessário que estes quatro pontos pertençam ao mesmo plano, pois assim temos o mesmo plano sendo formado pela combinação desses quatro pontos.
Observe que a mesa com quatro pernas continua estável de o tamanho de cada perna for diferente, o que não ocorre para uma mesa de quatro, cinco, ou mais pernas. Aliás, quanto maior o número de pernas em uma mesa, maior terá de ser a precisão na construção da mesma, senão as mesas sempre irão balançar, e isso é bastante chato quando temos um prato de sopa totalmente cheio em cima desta mesa...
Olá Diego!
ResponderExcluirTirou uma boas férias, hein?
Comentando sobre a postagem: pois é, até veículos usam essa quantidade de pontos de apoio, são os veículos conhecidos como... triciclos! Uma mesa com três pernas, eu encaro, mas se for uma cadeira... aí não! Nem eu e nem a Ana Maria Braga, a apresentadora da Globo, que sofreu uma queda daquelas, ao usar uma cadeira de três apoios.
Diego, faço lembrar ao amigo, que o prazo para a inscrição para o carnaval da UBM edição #7 termina amanhã. Como é? Vai participar? Inté +!
Um abraço!!!!!
Olá Francisco Valdir, Eu creio que agora depois destas "férias" o Giga Matemática vai voltar com todo gás. O Giga Matemática irá participar com certeza do Carnaval.
ResponderExcluirAté mais !
oi valeu pela ajuda
ResponderExcluirO Giga Matemática agradeçe sua visita e volte sempre!!!
ResponderExcluirVlw, cara isso me ajudou em um trabalho de geometria. Muito Bom.
ResponderExcluirÉ um prazer ter te ajudado, volte sempre!
ResponderExcluirMas um pouco de filosofia para nós..
ResponderExcluirSe em uma mesa de quatro pernas for apoiada uma força em um dos cantos dela, que faça com que no lado oposto a perna fique no ar e somente 3 fiquem em apoio, neste caso passaríamos a ter uma mesa de três pernas. pq ela depois disso não fica estável assim? Após a retirada da força ela poderia continuar mantendo seu apoio nas 3 pernas em contato com o solo. Mas diferente disso, ela volta a "tentar" encostar as 4 pernas no chão. abss
Se você for capaz de fazer força em uma das pernas de modo que a mesa mude seu ponto de apoio, isso nos diz que a perna que foi efetuada a força estava inicialmente "suspensa"(de fato, se a perna já estivesse tocando o chão então as outras pernas não levantariam) e o fato da mesa retornar a posição inicial é devido à distribuição de densidade de madeira sobre a mesa, ou seja, depende de onde existe mais madeira concentrada.
ExcluirAté mais !
Para balanço ótimo mais se se determinado peso for posto em um lado de uma mesa com 3 ela perde sua aderência ao solo podendo tombar ..,sim ou nao
Excluirgrato pelas dicas
ResponderExcluirDe nada Deklerk, volte sempre!
ExcluirCaramba, foi muito útil, muito obrigada mesmo!
ResponderExcluirFico muito agradecido por isso, que bom que o blog é bastante útil para você! Volte sempre!
ExcluirMuito bom... Vou ministrar uma capacitação e precisava de algo assim. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom... Vou ministrar uma capacitação e precisava de algo assim. Parabéns.
ResponderExcluirMuuuuuuuuuuuito obrigada ! Você é sensacional.
ResponderExcluirAss: Déborah Campos
Gente que loucura. Hahahaha
ResponderExcluirNunca parei pra pensar isso, mas faz todo sentido.
Ciências exatas e da natureza é sensacional mesmo.
Melhor professor ♥
Ass - Sua aluna
Parando pra pensar, se uma mesa de 4 pernas tiver uma em falso, somente ela ficará "dançando". Se for de 5 pernas, há possibilidade de 2 "dançarem". Se 6 pernas, 3. Ou seja, sempre ficam trés pernas firmes no chão.
ExcluirPosso estar enganada. rsrs
Ass - Ainda sua aluna Haha
A Minha duvida é mesa de apoio de um pé só está balançando muito ,paguei cara ,eles falAM QUE É SÓ REGULAR ,JÁ MEXERAM NA BORRACHA É CONTINUA BALANÇANDO ,É BONITA E PURA MADEIRA,PODE ME AJUDAR ?
ResponderExcluiroBRIGADA.
Porque temos mais mesas de 4 pernas então? Se com apenas 3 obtemos um melhor resultado.
ResponderExcluirPorque a parte plana da mesa tem que estar distribuída uniformemente sobre os três pés. Isto é, não se pode apenas retira uma perna da mesa de 4 pés e querer que ela fique equilibrada sobre o piso. Ou seja: os três pés tem que estar equidistantes do centro geométrico da mesa, qualquer que seja o seu formato.
ResponderExcluiralguém poderia me explicar de um modo mais fácil, só tenho 13 anos não consegui entender. meu trabalho e para amanhã.
ResponderExcluirSimples ela só precisa de trem lugares para se apoiar aí em qualquer dituasit de buraco no chão e só mudala de de posição Menas áreas de contato mais para carga mesa de três pes e inutil
ExcluirNão balança, mais gira com maior facilidade. Tente virar uma mesa de quatro pernas levantando uma perna. A mesa de três pernas pode ser tombada com muito mais facilidade. Em uma caeira é ainda mais critico. Principalmente se a cadeira for leve. oque deixara o conjunto cadeira ocupante com o centro de gravidade alto. e um simples balançar do corpo do ocupante em um direção errada pode derrubar o conjunto todo.
ResponderExcluirDe maneira ainda mais simples. um empurrão pode virar uma mesa de três pernas com muito mais facilidade.
Excluir